A diferença entre objetivos e metas

151130 goal-773175_1280

Em artigo anterior tratei da importância da utilização de objetivos em nossa vida, seja em termos pessoais ou profissionais, e discutimos para que e para quem serve um objetivo.

Mas, para a correta utilização de objetivos, existe uma confusão, muito frequente, sobre o que é um objetivo e o que é uma meta, e, em especial, qual a diferença entre esses dois conceitos.

Às vezes a falta de uma compreensão adequada impede que realizemos nossos sonhos e projetos.

Desta forma, neste artigo esclareço a diferença entre objetivos e metas, como forma de contribuir, definitivamente, para que qualquer pessoa possa, de forma correta e eficiente, alcançar algo que busca.

A diferença entre objetivos e metas

Tudo bem, já vimos que, para transformar sonhos em realidade você vai precisar definir objetivos, ok? E também vai precisar criar suas metas, certo?

Mas o que é mesmo um objetivo? O que é uma meta?

Esse assunto foi tratado no artigo A diferença entre objetivo e meta – Parte 1, que acabou se tornando um artigo campeão de acessos no Blog de Kleber Nóbrega, desde sua primeira versão.

Qual a diferença entre meta e objetivo? Ou devo perguntar: qual a diferença entre objetivo e meta? Quem vem primeiro?
Qual a diferença entre meta e objetivo? Ou devo perguntar: qual a diferença entre objetivo e meta? Quem vem primeiro?

Naquele artigo, apresentei, de forma simples e clara que, tanto OBJETIVO quanto META são alvos, ou seja, ponto onde se quer chegar. Então um Sonho vai precisar ter um objetivo e uma meta? Você pode perguntar.

Sim, e não.

Já vimos que um sonho, enquanto apenas sonho, não tem muita força de lhe levar até lá. Por isso, você vai precisar definir objetivos e metas.

Onde está a diferença, então?

Tanto Objetivo como Meta são alvos. Porém:

  • OBJETIVO é um alvo qualitativo  
  • META é um alvo quantitativo

De outro modo uma META é a quantificação de um OBJETIVO. Assim:

  • aumentar produção pode ser um OBJETIVO. Uma META poderia ser aumentar a produção em 20%;
  • ganhar peso pode ser um OBJETIVO para alguém que sonha deixar de ser magro. Ele pode, então, estabelecer uma META de ganhar 9 Kg;

MAS, para que uma META seja completa, ela precisa ter uma definição de tempo, caso contrário o “sonhador” poderá passar a vida inteira sonhando.

Assim, se a pessoa ficar pensando em ganhar 9 kg, pode passar a vida inteira correndo atrás da meta, e não alcançá-la.

Então, para a META ficar completa, precisa definir um PRAZO!

Se a pessoa definir um PRAZO em que ela pretende ganhar ganhar 9 Kg, ela vai poder acompanhar, mês a mês. Por exemplo, se ela definir o prazo de 6 meses, e, findo este período, não tiver aumentado os 9 Kg, o resultado não terá sido alcançado. Portanto, a META não terá sido atingida!

Uma META para ser completa, precisa de Valor (alvo) e Prazo.

Vejamos alguns exemplos:

Exemplos de Objetivos e Metas
Exemplos de Objetivos e Metas

Erros e acertos sobre objetivos e metas

151130 mistake-876597_1920

Assim podemos relacionar alguns erros e acertos com relação à compreensão sobre objetivos e metas:

  • Afirmar que “nossa meta é a satisfação do cliente” é um grande equívoco. Isto é um objetivo.
  • Uma meta relacionada a esse assunto poderia ser a plena satisfação dos dos clientes, entendendo essa plena por 100% de clientes satisfeitos, se é que isso é possível.
  • Dizer que objetivo é o alvo final, e meta é um alvo intermediário é outro equívoco frequente. Objetivos tanto podem ser finais como intermediários. O mesmo vale para meta.
  • Afirmar que Objetivo é onde eu quero chegar e meta é como eu vou fazer para chegar lá é outro grande erro. Isto é a diferença entre objetivo e estratégia, que tratamos em outro artigo. Tanto objetivo como meta são alvos, ou seja, onde eu quero chegar.
  • Objetivos não podem mudar. Metas podem ser alteradas. Isto está quase totalmente correto. Um objetivo, como um alvo qualitativo, deve ser mais duradouro, enquanto as metas podem ser alteradas, conforme andamento dos projetos. Por exemplo, se alguém quiser emagrecer e utilizar como objetivo perder peso, poderá definir como meta perder 10kg em 10 meses, mas se, ao final de 3 meses, ele já tiver perdido 5 kg – metade do total desejado, ele poderá redefenir uma nova meta: perder 12 kg até o décimo mês. Entende? O objetivo permanece, mas a meta muda. Isto é perfeitamente possível.
  • Objetivos são de longo prazo e metas são de curto prazo. Isto é outro erro. Tanto objetivos como metas podem ser de longo, médio ou de curto prazo.
  • Por fim, dizer que objetivo e meta são a mesma coisa é pura falta de conhecimento sobre gestão. Por isto escrevemos este artigo.

Concluindo

151103c michelangelo-71282_1280

No artigo anterior discuti para que e para quem serve um objetivo, e vimos que todos, em vida, precisam, em algum momento, fazer uso de objetivos, por que definir objetivos é a melhorar forma de concretizar sonhos, desejos e necessidades que temos na vida. Neste artigo tratamos da diferença entre objetivo e meta.

Você pode estar se perguntando: ok, uma vez que eu compreendi a essência da diferença entre objetivo e meta, como devo definir meus objetivos e metas? E como devo proceder para alcançá-los? É disto que trataremos no artigo Como definir objetivos e metas (a ser publicado), para o qual convido-o, desde já.

Assim, espero que esse artigo tenha lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre gestão, e que sirva de motivação para seu aprendizado e crescimento. Por isso, convido você a compartilhar, aqui no Blog, seus comentários e dúvidas, para enriquecermos mais o conteúdo dessa e de nossas próximas publicações.

Assim, espero que esse artigo tenha lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre gestão, e que sirva de motivação para seu aprendizado e crescimento. Por isso, convido você a compartilhar, aqui no Blog, seus comentários e dúvidas, para enriquecermos mais o conteúdo dessa e de nossas próximas publicações.

Assista o vídeo Gestão Simplificada.

Video Gestão Simplificada

6 thoughts on “A diferença entre objetivos e metas

  1. Excelente Professor!
    O objetivo e a meta do artigo foram bravamente atendidos com o texto esclarecedor e oportuno!

  2. É isso ai, muitas das vezes respondei para alguém que eu não tenho objetivos, mas creio que agora muito foi esclarecido em minha mente sobre META e OBJETIVO. Parabéns professor sabias palavras neste artigo.

  3. Dr Kléber, o Sr sempre nos provocando a fazer reflexões sobre assuntos importantes em nossas vidas!
    Parabéns pela artigo e pela essência de como foi escrito: ” escrito com a alma” .

Comments are closed.