- Você acha possível existir uma empresa, no mundo em que vivemos, que se possa chamar de “servidora”?
- Ou “ser servidor” é apenas uma oportunidade para as pessoas físicas, impedindo as pessoas jurídicas de também o serem?
Você acredita na existência de uma EMPRESA SERVIDORA? Ou isto seria possível apenas no caso de uma entidade religiosa, filantrópica, uma casa de repouso, entidade educacional ou de cuidados à saúde das pessoas?
Será mesmo que “servir” é prerrogativa apenas das “pessoas físicas”, impedindo as “pessoas jurídicas” de apresentarem características semelhantes aos indivíduos?
Imaginar uma empresa em que seu corpo de funcionários vive age sob o lema de “fazer o bem sem olhar a quem” custe o que custar, parece razoável?
Pois é exatamente aí que reside o problema. A palavra “servidora” sugere doação, subserviência, servilismo, filantropia, serviçal, inferior. E todas estas conotações dificultam o entendimento do que chamamos de empresa servidora.
Por isto mesmo ressaltamos alguns dos princípios que podem nortear a criação e existência de uma empresa servidora.
Vejamos…
- Como Se servir é agir com responsabilidade, a empresa servidora é aquela que honra seus compromissos, explícitos ou implícitos, junto a seus clientes, funcionários, fornecedores, sociedade, e proprietários;
- Como servir é agir com o senso de utilidade, a empresa servidora é aquela que focaliza o atendimento das necessidades de clientes, projetando e entregando produtos e serviços eficazes.
- Como servir é fazer o bem, a empresa servidora é aquela que entrega bons produtos e serviços a seus clientes, e, em função de retorno positivo de seus resultados financeiros, faz algum tipo de ação de benfeitoria à comunidade, e que não causa prejuízo ao meio ambiente;
- Como servir é agir com renúncia, a empresa servidora é aquela que abre mão de (alguns) interesses, visando agir com equilíbrio, entre o curto e o longo prazo, garantindo sua própria sustentabilidade;
- Como servir é agir com iniciativa, a empresa servidora é aquela que não se coloca apenas à espera do cliente, agindo de modo a buscá-lo, e antecipar-se às suas solicitações;
- Como servir é agir com simplicidade, a empresa servidora é aquela que projeta seus produtos e serviços em sintonia com as necessidades dos usuários, não incorporando atributos ou componentes complexos, nem que elevem os custos;
- Como servir é agir com desejo de ajudar, a empresa servidora é aquela que adota práticas internas de ajudar a seus funcionários, bem como ajudar a seus clientes, indo além das relações comerciais;
Reflexões…
- Você conhece muitas empresas que mereceriam ser chamadas de empresas servidoras?
- Sua empresa (ou a empresa onde você trabalha) merece este título?
- Que elementos principais da empresa servidora sua empresa apresenta?
Enfim, sua empresa é uma empresa servidora? Não se preocupe se sua empresa não É ASSIM o tempo todo. Mas é bom que ela seja ASSIM a maior parte do tempo.
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