TODO MUNDO É GESTOR, INCLUSIVE VOCÊ!

Todo mundo é gestor, inclusive você!

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida” (Platão)

A provocação, feita por Platão (428/427 a.C.), nos leva a abrir a mente para enfrentar um dos maiores desafios enfrentados por pessoas e organizações: como gerenciar melhor.

Nesse mundo onde crescem a população, as empresas, os custos, a oferta de profissionais qualificados, a exigência por produtos e serviços cada vez melhores, e por outro lado, diminuem os recursos, os preços, as distâncias, aumenta, cada vez mais, a necessidade de eficiência e eficácia por parte de pessoas, empresas e organizações.

Parece que a hora já não tem mais 60 minutos, o dia não tem 24 horas, os espaços são cada vez menores, e tudo ocorre tão rápido que já não temos mais espaço para tolerância de erros, atrasos, ou mesmo algo a mais.

Profissionais como médicos, cada vez mais, precisam atender mais pacientes, melhor e em menor tempo. Advogados vêm os processos se avolumando. Professores têm que dar mais aulas cada vez melhores para cada vez mais alunos. Você, leitor, deste artigo, certamente passa por algum tipo de situação semelhante.

Cada vez mais, as pessoas são desafiadas a encontrar soluções para o gerenciamento de suas carreiras, em termos individuais, e de processos nas empresas e organizações.

Algumas questões costumam incomodar, como:

  • Você está preparado para essa competitividade crescente?
  • Você tem conseguido lidar com a necessidade de produzir mais e melhor, com cada vez menos recursos disponíveis?
  • Você foi preparado para ser gestor?
  • Como se tornar um gestor?

Neste artigo vamos discutir e aprofundar estas questões, sinalizar alguns conceitos necessários à compreensão do fenômeno, e apontar alguns caminhos para você se tornar um gestor, ou um gestor melhor.

Afinal de contas, pode ser arriscado ficar acomodado naquele discurso tipo “eu devia estar contente porque tenho um bom emprego, sou cidadão responsável, e ganho um bom dinheiro por mês“, como cantou Raul Seixas, não é mesmo?

O artigo trata da necessidade de toda e qualquer pessoa, mais cedo ou mais tarde, descobrir que precisará ser gestor, apresenta alguns conceitos e princípios necessários à gestão, e introduz os dois tipos de função – técnicas e gerenciais, que todos nós precisamos desempenhar em nossa atividade pessoal, profissional ou empresarial.

De técnico a gestor, todos seremos um dia

Muitas pessoas hoje em dia têm grande dificuldade no gerenciamento de suas atividades individuais, sua profissão, seus negócios ou mesmo sua empresa. Por um lado existe preparo e conhecimento para fazer o que fazem, mas quando envolvem mais pessoas, recursos físicos e financeiros, em busca de atender ao crescimento dos negócios, as dificuldades se agigantam, deixando muitos profissionais e gestores com a sensação de que “está tudo muito complicado e eu não vou conseguir dar conta”.

Frequentemente surgem dificuldades sobre como planejar, como definir objetivos e metas, como acompanhar os negócios, como envolver as pessoas para alcançar os resultados. Tudo isso define a sua capacidade de gerenciamento, de gestão.

Em tempos de redução nos negócios, como crises, queda de vendas, descontrole financeiro, e outras situações indesejadas, a capacidade de gerenciamento assume grande importância para superação das dificuldades.

Por outro lado, quando surgem oportunidades para ampliação, atingir um novo mercado, lançar novos produtos e serviços, a capacidade de gerenciamento torna-se ainda mais impactante para a tomada de decisão.

Muitos se desesperam com o sentimento de “eu não sou administrador, portanto, gerenciar não é comigo”. Alguém vai ter de fazer isso para mim – podem pensar.

Seja você um médico, advogado, engenheiro, arquiteto, técnico em informática, psicólogo, ou qualquer outro profissional especializado na área que você se sente extremamente competente e presta um bom serviço, ou seja você o dono de uma pequena empresa, a capacidade de gerenciamento é fator determinante para o sucesso atual e futuro.

E você, sendo um profissional gestor ou o dono de um negócio, se depara com o dilema:

  • É possível aprender a se tornar um bom gestor?
  • O que fazer para ser um bom gestor?
  • Preciso aprender coisas difíceis? Fazer coisas complexas?

Muitas pessoas são excelentes profissionais, sendo reconhecidos como excelentes médicos, engenheiros, advogados, artistas, e alcançam sucesso em sua carreira individual. Porém, em algum momento de sua vida precisam lidar com o desafio de gerenciar um grupo de pessoas, setor, departamento ou o próprio negócio.

Um médico vai ser chefe de um serviço ou proprietário de uma clínica. Um engenheiro assume a supervisão de uma equipe ou inicia uma construtora. Um professor assume a chefia de um departamento na universidade. Um advogado estabelece um escritório de advocacia com dois sócios.

Qualquer outro profissional liberal pode passar por situações como essas que descrevi. E, diante da necessidade de gerenciar um negócio – pequeno, médio ou grande, ele se dá conta de que não teve, em sua formação, disciplinas relacionadas a administração.

Outras pessoas, que não desenvolveram uma carreira a partir de uma formação específica, podem ser excelentes profissionais, ou terem um negócio próprio – grande ou pequeno – mas não sabem, ou não se sentem capacitados para gerenciar. Ou sentem que poderiam gerenciar melhor o seu negócio, mas não sabem exatamente como.

Papéis técnico e gerencial

Você deve ter em mente que, quando falamos de gestor, não devemos pensar apenas em gerente ou administrador. Gestor pode ser um supervisor, coordenador, chefe de departamento, gerente, diretor, superintendente, presidente, ou qualquer outro nome que se dê. Mas, em essência, “gestor é todo e aquele que se incumbe ou é incumbido de alcançar resultados através de e junto com outras pessoas”

E você pode se perguntar se é possível aprender a gerenciar, se isso não é algo complexo, ou mesmo por onde começar. Pois eu posso ajudar você a responder essas questões, começando por lhe apresentar três aspectos do problema:

  • o que é gestão
  • os tipos de papéis que exercemos
  • a importância prática de um bom conceito

Em primeiro lugar, é sempre bom ter em mente que  “Gestão é alcançar resultados através de, e com pessoas”, conforme nos ensinou Peter Drucker. Em outras palavras, fazer gestão é alcançar resultados. Portanto o bom gestor é aquele que alcança bons resultados em sua atividade profissional ou num empreendimento.

Segundo, todos nós exercemos dois tipos de funções: técnicas e gerenciais. Quando alguém está fazendo um trabalho específico, como um desenho, um site, uma consulta, está desempenhando um papel técnico. 

Porém, em dado momento, este profissional pode estar planejando um novo produto, serviço ou projeto. Ou pode estar fazendo uma reunião com sua equipe de trabalho, para avaliar uma oportunidade de mercado, as vendas do mês, ou as receitas do ano. Nesses casos, aquele profissional está desempenhando um papel gerencial.Talvez você encontre alguma dificuldade em classificar as atividades que você executa, em técnicas ou gerenciais. Para ajudá-lo nisso, apresento no quadro seguinte, apresento exemplos de função técnica e gerencial.

Tipo de profissionalFunção técnicaFunção gerencial
AdvogadoElaboração de uma petiçãoPlanejamento do crescimento do escritórioAvaliação as despesas do escritório
Dono de PadariaRecebendo pagamento no caixaOrientar equipe sobre atendimento
Empreendedor digitalEscrever um artigoPlanejar o crescimento de afiliadosAvaliação das conversões do site
EngenheiroElaboração de um projetoAvaliar o cronograma de execução da obra
Gerente ComercialFechar uma venda importantePlanejando a estratégia de vendas do trimestreAvaliando as vendas do mês
MicroempresárioAtendimento de clientesAnálise de custos do negócio
MédicoConsulta médica; Realização de uma cirurgiaPlanejar a construção de uma nova unidadeAvaliar glosas de convênios
MúsicoCantar num showCompor uma nova músicaDefinir a agenda de shows da temporadaContratar um novo empresário
ProfessorDar aulaElaborar uma provaPlanejar a disciplinaAvaliação pedagógicaAvaliação com pais e mestres
PublicitárioAtender um clienteElaborar uma campanhaPlanejar estratégias para conquistar novos clientesAvaliação de resultados de uma campanha

Todos nós exercemos, em maior ou menor grau, os dois papéis. É necessário compreender e separar as atribuições técnicas das gerenciais. A partir desse entendimento, faz-se importante planejar seu tempo de acordo com cada necessidade. Agendar tempo para cada uma, dia, horário e local, em função de cada momento do negócio ou do exercício da profissão.

O terceiro aspecto a ser compreendido é que, conforme disse Einstein, “não existe nada mais prático do que uma boa teoria“. Se você preferir, pode ir descobrindo as coisas na vida por si só, mas dependendo do tipo de trabalho que você venha a fazer, você ganha muito tempo e aumenta as chances de alcançar melhores resultados se aprender com quem já fez antes. 

A lei da gravidade foi desenvolvida após pesquisa e observação sistemática. Assim são elaborados os conceitos e métodos em qualquer área de trabalho. Assim também são elaborados conceitos e métodos em gestão, que poderão ser de grande valia para a prática de gerenciamento.

Tudo bem, você pode estar pensando. Já sei que vou precisar atuar como gestor. Mas, qual é o papel do gestor? Em que consiste o trabalho de um gestor? 

Concluindo

O crescimento humano, tanto em termos pessoais como profissionais, é um processo contínuo, e infinito. Quanto mais desejamos crescer, e nos dispomos a estudar e investigar, acabamos concordando com a célebre frase de Sócrates: “só sei que nada sei”.

A intenção deste artigo foi mostrar a você, gestor ou não, que dar-se conta das próprias limitações pode ser o primeiro grande passo para o crescimento enquanto gestor – de sua própria profissão ou de uma organização onde trabalham várias pessoas.

Discutimos neste artigo as dificuldades em gerenciar, o conceito de gestão como a capacidade de alcançar resultados através de, e com, pessoas. Esse entendimento, aliado aos dois papéis essenciais que todos desempenhamos – técnico e gerencial – são cruciais para evoluirmos como gestores.

Aliás nós, todos, desempenhamos vários papéis em nossa vida, tanto pessoal como profissionalmente.

A intenção de Sócrates, um dos maiores sábios da humanidade, era provocar as pessoas a “conhecerem seus desconhecimentos”, permitindo, assim, que se pudesse crescer. 

Assim, espero que esse artigo tenha lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre gestão, e que sirva de motivação para seu aprendizado e crescimento. Por isso, convido você a compartilhar, aqui no Blog, seus comentários e dúvidas, para enriquecermos mais o conteúdo dessa e de nossas próximas publicações.

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