6 SEGREDOS PARA UM BOM PLANEJAMENTO

Você acha que não consegue planejar?

Você  concorda com John Lennon?

imagem obtida em O PENSADOR

Quando se fala em gestão, um dos assuntos mais controversos é sobre fazer ou não fazer planejamento.

Enquanto o pesquisador Fayol relacionou o planejamento como a primeira – de cinco – funções do Administrador, muitos empresários e gestores defendem que planejar é perda de tempo, baseados, sobretudo, em argumentos como o de John Lennon, ao afirmar que “vida é o que acontece enquanto você faz outros planos”

Esse raciocínio é reforçado pela ideia de que “deixar a vida me levar” parece ser o melhor caminho para ter uma vida leve, saudável, tranquila, e sem estresse.

A reflexão a ser feita é se alguém consegue alcançar sucesso, melhores resultados, crescer pessoalmente, enfim, alcançar objetivos, sem planejamento?

Deixar a vida lhe levar vai lhe levar onde?

Ou, como tantas vezes dito por tantos, “se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”.

Mas como chegar a algum lugar, sem responder duas questões básicas: decidir para onde ir, e definir como fazer para chegar lá.

Assim, coloco a questão:

Existe sucesso sem planejamento? 

Por este motivo, compartilho com você 6 segredos essenciais do planejamento, que vão ajudar você a enxergar o planejamento de modo diferente.

Segredo 1: Você faz planejamento todo dia, embora talvez nunca tenha se dado conta disso

Muita gente acha que PLANEJAR é perder tempo, burocracia, apenas teoria.

Será mesmo?

Deixe me perguntar a você

  • Onde você vai dormir hoje? A que horas?
  • O que você vai fazer amanhã?
  • Onde você vai passar seu fim de semana?
  • Onde você vai passar o Carnaval?

Para responder a qualquer uma destas questões, você precisa ter feito PLANEJAMENTO.

E certamente que você o fez.

Ou seja, você faz planejamento todo dia!

Nós todos fazemos planejamento todo dia, embora não nos demos conta disto.

Então O QUE É PLANEJAMENTO?

Deixemos de lado definições muito elaboradas, e vamos direto ao ponto:

  • Planejar é DEFINIR antes o que fazer depois.

Sempre que respondemos a uma questão sobre o que vamos fazer, no futuro, bem ou mal, fizemos algum tipo de planejamento. Ou fazemos, no momento em que damos a resposta a alguém.

Portanto, admita, você já faz planejamento todo dia, embora talvez nunca tenha se dado conta disso!

Segredo 2: Decidir e planejar andam juntos

Vimos que você faz, todos nós, fazemos planejamento todos os dias, em nossa vida pessoal.

Mas, como isto se dá em nossa vida profissional?

Deixe me perguntar a você:

  • Quanto sua empresa espera vender neste mês?
  • Tem algum produto ou serviço que você está pensando em descontinuar a oferecer?
  • Tem algum cliente que você está considerando a possibilidade de não atender mais?
  • Como andam seus custos?

Para responder a isto, você precisa fazer PLANEJAMENTO.

Ou seja, para alcançar objetivos, e melhorar a gestão de sua empresa, você precisa planejar.

Então O QUE É PLANEJAMENTO, além do que havia sido dito?

  • DEFINIR antes o que fazer depois
  • Detalhar, detalhar, detalhar
  • Mas para definir, eu preciso saber o que eu preciso definir
  • Então coloquemos o DECIDIR

Deste modo, o conceito vai incluir também o processo de decidir.

  • Planejar é DECIDIR para DEFINIR antes o que fazer depois.

Toda vez que você decide algo você está planejando.

Toda vez que você decide algo, você está, de algum modo, fazendo planejamento,  pois a decisão será executada um pouco adiante.

E para executar, você vai DETALHAR mais, ou DETALHAR menos, mas isto é planejamento!

Decidir e planejar andam juntos.

Portanto, admita, você precisa fazer planejamento todo dia, embora talvez nunca tenha se dado conta disso!

Segredo 3: Para planejar você precisa parar e conhecer

Se Planejar é decidir para definir o que fazer depois, você precisa fazer isto com cuidado, conhecimento, segurança e confiança, de que a decisão será boa, senão a melhor.

Acontece que, para decidir, você precisa conhecer.

E para conhecer e decidir, com mais confiança, segurança e precisão, você precisa de uma parada estratégica.

Parar é estratégico, para decidir melhor.

Senão, vejamos algumas questões:

  • As coisas estão redondinhas em sua empresa?
  • E em sua vida pessoal?
  • Está sobrando dinheiro?
  • As vendas estão crescendo?
  • A pandemia trouxe algum transtorno para os negócios?

Questões como essas nos impulsionam a identificar momentos para mudar alguma coisa na gestão de nossa organização.

A partir das questões anteriores, provoco você a refletir um pouco mais, e pensar sobre:

  • Está na hora de mudar alguma coisa?
  • Mudar o que?
  • Melhorar o que?
  • Investir em que?
  • Desinvestir o que?

Mas, mudar, quando?

Nada melhor do que uma parada estratégica para analisar a situação, conhecer e decidir.

Uma parada estratégica corresponde a, de tempos em tempos, você parar, analisar o passado recente, fazer um diagnóstico do ambiente presente, e fazer uma prospecção de possibilidades e oportunidades para o futuro da organização, tomando decisões e definindo diretrizes e ações para este horizonte de planejamento.

No artigo Parar é estratégico, relacionei sete motivos para uma parada estratégica:

  1. Enquanto o trem está andando, você não consegue sair do barulho e concentrar-se no estratégico;
  2. Os problemas imediatos são perversos, não deixam você pensar e refletir em profundidade;
  3. Os “importunadores de plantão” não param de incomodar, consultar, e até mesmo bajular;
  4. Tudo o que é urgente lhe prende ao momento;
  5. É necessário desprender-se para ser criativo;
  6. Você precisa ter pensamento estratégico;
  7. Você precisa de paz para analisar e decidir!

Segredo 4: Parar para planejar não significa ficar parado

Como assim, parar? Você pode estar se perguntando.

Para planejar, é necessário parar?

O que quero dizer com parar é que você precisa deixar de fazer as coisas para pensar nas coisas a fazer.

É preciso parar de fazer as coisas para pensar nas coisas a fazer!

Parar não significa acomodar-se, estagnar, fechar o negócio.Isto é ficar parado.

Ficar parado é deixar de crescer, deixar de evoluir, parar no tempo.

Sabe aquela história de trocar o pneu com o carro em movimento? Parar corresponde a isso.

Ficar parado corresponde a você parar no acostamento e ficar aguardando que alguém apareça para trocar o pneu para você. Parar significa você manter a operação sem ficar na operação.

Ficar parado corresponde a você ficar imerso totalmente na operação, ou seja você se preocupa tanto com o trabalho a ser feito, que não tem condição de pensar no trabalho a fazer.

Você pode se manter na operação, andando de lado, ou mesmo para trás, enquanto outros avançam, inclusive seus concorrentes.

Imagine que você tem uma loja, e chega na sua cidade um grande concorrente, de porte bem maior que você, com grande capacidade de negociação e penetração.

Se você conseguir manter seu volume de negócios, provavelmente você estará crescendo, pois não terá perdido nenhuma parcela do mercado para este novo concorrente.

Segredo 5: Você tem tempo para planejar


Sabe quais as três maiores dificuldades para fazer Planejamento?

  1. Não acreditar em planejamento;
  2. Achar que precisa de muito tempo para planejar;
  3. Usar a desculpa de que não tem tempo para planejar;

Sobre a primeira – não acreditar no planejamento, creio já ter argumentado bastante neste artigo. Mas acrescento algo aqui: Super dimensionar o tempo necessário para planejar, é muitas vezes um grande equívoco. Por exemplo, achar que precisa fazer um trabalho de 3 meses, para fazer Planejamento Estratégico, nos dias atuais, já não é algo válido. Hoje se faz necessário mais agilidade na elaboração de um plano estratégico.

Sobre a segunda – achar que precisa de muito tempo para planejar, isso depende de que nível de detalhamento você pensa em destinar ao plano a ser elaborado. Não sou contra planos detalhados, mas quanto mais detalhe e profundidade você pensa em utilizar no plano, mais tempo vai ser necessário. Isso poderá improdutivo. Lembre-se: o feito é melhor que o perfeito. Em verdade, quanto mais tempo tivermos para planejar, mais tempo utilizaremos.

Pos isso mesmo, a terceira dificuldade – usar a desculpa de que não se tem tempo para planejar é, mais que uma dificuldade, um grande equívoco. Veja porque…

Deixe-me ajudá-lo em relação a não ter tempo para planejar. Quanto tempo você investiu para:

  • Trocar o último carro…
  • Trocar seu último celular…
  • Comprar sua casa, seu apartamento…
  • Trocar de emprego…
  • Escolher a escola de seus filhos…
  • Decidir sobre noivado ou casamento…
  • Lançar um novo produto ou serviço…
  • Desligar um funcionário…
  • Suspender um cartão de crédito…

Quantas horas seu time de futebol preferido decide, planeja, decide, planeja, treina e ensaia, para jogar…

Em todas essas situações você despendeu tempo, as vezes muito tempo, reflexão, discussão, debate, consulta, pesquisa, mas o fez sem se aperceber de quanto estava dedicando, para decidir, e planejar em seguida.

Muitas vezes dedicamos tempo planejando, mas não nos damos conta disso.

Normalmente essas decisões costumam levar mais tempo do que costumamos nos dar conta

Portanto, tempo você tem!

Só precisa alocar o tempo certo no assunto certo.

Admita, você tem dedicado mais tempo para planejar do que costuma se dar conta.

Então, está na hora de pensar estrategicamente, e planejar mais!

Chegamos assim, ao sexto e último segredo aqui apresentado.

Segredo 6: Sucesso só se alcança com planejamento

As coisas não acontecem em nossa vida, por acaso!

Você não chegou onde chegou, por acaso.

Você não mora onde mora, por acaso.

Você não tem o que tem, por acaso.

Você não sabe o que sabe, por acaso.

Você não é o que é, por acaso.

Você não tem a profissão que tem, por acaso.

Você não faz o que faz, por acaso.

Você não trabalha onde trabalha, por acaso

Enfim, tudo que você, fez, faz, e fará, é fruto de decisões, planos e ações que você executou ao longo de sua vida, de forma mais consciente, pensada, planejada, preparada e executada.

Se você planejou mais, provavelmente você alcançou seus objetivos com menos dificuldade.

Se você planejou menos, você certamente teve mais dificuldades, dúvidas, desafios e desvios de rota, mas você decidiu e planejou chegar ali.

Seu sucesso é diretamente proporcional ao nível de esforço colocado nas decisões e planos que você fez.
Isso não significa que, por mais que você tenha planejado, você não tenha enfrentado dificuldades e adversidades.

Mas, seguramente,

SUCESSO É CONSEQUÊNCIA DE DECISÃO E AÇÃO PLANEJADA!

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Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.