Advogado precisa de gestão?

 

Advogado gestor?

Se você é Advogado, que tem preocupação com a gestão de sua carreira é de seu escritório, este artigo lhe será muito útil.

Porém, se você não é Advogado, mas sente que a forma como está conduzindo seu trabalho, sua profissão, seu escritório, também poderá tirar proveito deste artigo, pois muito do que grato aqui serve para todo e qualquer tipo de profissional liberal, como médico, psicólogo, fonoaudiólogo, arquiteto, engenheiro, contabilista, ou qualquer outra profissão.

De modo geral, na formação desses profissionais, à exceção dos Administradores, não são disponibilizadas disciplinas sobre gestão, planejamento, qualidade, empreendedorismo, marketing, vendas, finanças, entre outras.

Por que gestão?

O estudante se preocupa em assimilar tudo o que lhe é ensinado na faculdade para o bom desempenho profissional:

  • O médico aprende a consultar e tratar o paciente;
  • O contabilista aprende a fazer a contabilidade fiscal, trabalhista de seus clientes;
  • O engenheiro aprende a elaborar e executar seus projeto;
  • O psicólogo aprende a ouvir e orientar as pessoas em busca de harmonização psíquica e social;
  • O professor aprende a dar aula para seus futuros alunos.

O mesmo acontece com tantas outras pessoas de diferentes profissões.

E assim, concluem seus respectivos cursos de graduação, com a confiança de terem se tirando bons técnicos na área que resolveram abraçar. Algumas profissões, como a medicina, requerem um tempo adicional de aprendizado, antes de se tornarem profissionais totalmente autônomos.

Considerando que a competência técnica tenha sido adquirida, o profissional se vê diante de um dilema: conseguir emprego em alguma empresa ou organização, preferencialmente bem sucedida; ou trilhar o seu caminho de sucesso.

Eis que surge a constatação:

  • Como conseguir trabalho?
  • Como conquistar clientes?

Eu aprendi a fazer, mas não sei empreender!

Nessa hora vem a triste constatação de que o profissional precisa vender, conquistar clientes, fazer relacionamento, adotar princípios de marketing (não somente publicidade), ter estratégia, abrir empresa, ter noções de contabilidade, comprar produtos, contratar serviços e pessoas, e uma porção de outros desafios para quem deseja empreender.

E o que acontece, mais cedo ou mais tarde?

O profissional, após algum tempo de exercício de sua atividade, acaba descobrindo a necessidade de ir além do trabalho técnico. Seja porque foi convidado a liderar uma equipe, um setor, uma unidade, seja porque os desafios profissionais exigem que ele entenda de estratégia, mercado, finanças e negociação.

Advogados, em especial, costumam resumir que muito do sucesso no exercício da advocacia é “prazo e documento”

O sucesso em advocacia é organizar prazos e documentos

Mas será que é isso mesmo? Ou será que é só isso mesmo?

Quem precisa de gestão?

No artigo Como fazer Gestão Simplificada apresentei um conceito simples e forte sobre Gestão:

Gestão é alcançar resultados através de, e com, pessoas!

Então, quem precisa de fazer gestão?

Somente diretores e gerentes de empresas e organizações? Somente os administradores? Somente quem tem um cargo de administrador na carteira de trabalho?

Aliás, por falar em carteira de trabalho, vale ressaltar que este é um instrumento cada vez menos em voga, dado que os relacionamentos profissionais são, cada vez mais, entre pessoas jurídicas, do que pessoa jurídica-pessoa física.

Pois bem, toda e qualquer pessoa, em termos pessoais ou profissionais,  individuais ou coletivos, precisa de fazer gestão.

Uns mais, outros, menos, mas todos precisamos de fazer gestão.

Todas as pessoas precisam de fazer gestão!

Como fazer gestão?

No artigo Como entender o PDCA para alcançar melhores resultados introduzi o conceito do PDCA como método para fazer gestão.

O P-D-C-A é um Método de gerenciamento que classifica as funções de um gestor em quatro:

  • P de Planejar (Plan em inglês)
  • D de Executar (Do em inglês)
  • C de Checar, ou Avaliar (Check em inglês)
  • A de Agir (Act em inglês)

Por mais que se tenha tentado utilizar traduções, as quatro letras originais P-D-C-A acabaram prevalecendo. É como algumas palavras “mundializadas” como Marketing, Know-how ou Wifi.

Vamos conhecer um pouco do PDCA e ver como pode simples fazer gestão?

Planejar consiste em definir O QUE você quer fazer, e COMO você vai proceder para chegar lá. Definir O QUE consiste em definir objetivos e metas para você ou para o seu negócio. Uma vez que isto tenha sido definido, é necessário definir os métodos que lhe permitirão alcançar os objetivos e metas.

Depois do planejamento vem a Execução. Antes de executar, porém, há necessidade de comunicar e capacitar os envolvidos. Quantas vezes alguns resultados não são alcançados por que não estavam claros os resultados para as pessoas envolvidas? Outras vezes os resultados até estavam claros, mas os caminhos, métodos para alcançá-los não eram de conhecimento das pessoas. Há ainda outras situações em que foram definidos resultados e métodos, mas as pessoas não executam efetivamente.

Na fase do C, o Check significa verificar. Mas verificar o que? Verificar resultados. E esses resultados podem ser, tanto os resultados finais, como os intermediários. Você não deve esperar chegar o fim do jogo para saber se as coisas vão indo bem, não é mesmo? Aqui reside um fator importantíssimo na gestão: os resultados devem ser verificados através de indicadores, quantitativos preferencialmente, de modo a reduzir ou eliminar a subjetividade, opiniões ou achismos.

A fase do A, do inglês Act, tem o significado de agir corretivamente, isto é, corrigir aquilo que não está funcionando bem. E corrigir não é apenas identificar o que precisa ser corrigido, e nada fazer. É reconhecer e agir – daí a força da palavra – Act!

Os 10 passos para fazer gestão em seu escritório de advocacia

  1. Reúna seu pessoal. Crie um clima de abertura para discussão sobre os resultados, e a necessidade de fazerem algo para alcançar maiores e melhores resultados.
  2. Faça uma avaliação geral de como as coisas andam, como vão os negócios. Pense em clientes conquistados, retenção de clientes, satisfação de clientes, qualidade dos serviços, qualidade do atendimento, resultados financeiros, imagem da equipe, e outros itens que considere necessários.
  3. Avalie quem faz gestão, e quem não faz. Mas não se restrinja apenas a perguntar. Converse mais. Para quem responder que faz gestão, pergunte como faz, quando faz.
  4. Veja, dentre os que fazem gestão, como andam os resultados. Compare com os resultados de quem não faz gestão. Discuta, de maneira franca e aberta, afinal, todos querem melhores resultados, não é mesmo?
  5. Mire-se no PDCA e reflita, com todos, como cada um pode contribuir para fazer gestão em suas atividades, por mais simples que seja. O diretor geral faz gestão dos resultados globais. Cada Advogado faz gestão de seus processos. A atendente faz gestão dos clientes que passam pela recepção, dos telefonemas que ela faz ou recebe. A ASG faz gestão do consumo de café, açúcar, e material de limpeza. Entendeu que todos precisam fazer gestão?
  6. Encontre o que cada um pode fazer em termos de Planejamento, Execução, Verificação e Ações Corretivas.
  7. Não deixe de lembrar que os resultados serão avaliados através de indicadores, e do efetivo alcance das metas. Caso tenha alguma dúvida sobre isso, veja artigo sobre A diferença entre metas e objetivos.transforme seus objetivos em metas. Aqui reside a essência de fazer gestão.
  8. Coloque o que discutiu em prática.
  9. Acompanhe, corrija, ajuste, aperfeiçoe. De tempos em tempos, reveja ímpares de cada um, os objetivos e metas.
  10. E lembre-se: Advogado não deve fazer gestão apenas dos processos e causas sob sua responsabilidade. Isso é operação. É necessário também pensar em estratégia.

Não fique aí parado!

O conhecimento técnico sobre assuntos jurídicos é uma competência inegociável de um Advogado. Mas para fazer mais e melhor uso desse conhecimento, o Escritório de Advocacia precisa praticar gestão, de modo a alcançar resultados superiores com conceitos, princípios e ferramentas simples e poderosas.

Por isso, convido você a conhecer o Guia Gestão Simplificada, através do artigo Como fazer Gestão Simplificada ou do vídeo  Como fazer Gestão Simplificada.